sexta-feira, outubro 23, 2009

Ecologias

Assumo que sou um tipo preocupado com as questões relacionadas com o ambiente! Desde há largos anos... Quando comecei a despertar para o problema, alertado por alguns (bons) professores que fui tendo (sim, também há bons professores) uma das expressões que me ficou na cabeça como algo que contribuiu enormemente para o degradar do nosso meio ambiente foi o "baby-boom".
Este fenómeno foi resultante de uma grande melhoria das condições de vida de uma parte significativa da população mundial, o que permitiu diminuir enormemente a taxa de mortalidade infantil, com consequente aumento do número de habitantes deste pequeno planeta a que chamamos Terra.

Cá em casa temos, actualmente, a nossa versão familiar da coisa!
E assim decidi acrescentar mais uma entrada ao "Dicionário Pai" deste blog:
Baby-boom: fenómeno que acontece quando se deitam duas pessoas numa cama, para dormir, e, pela manhã, acordam... quatro!!!

É verdade: os pequenos desenvolveram o tenebroso hábito de, a meio da noite, se transferirem para a nossa cama. Ora como eles não são propriamente dos seres mais tranquilos a dormir está bom de ver que o nosso repouso está a diminuir claramente de qualidade. Dormimos completamente emparedados entre eles ou então de lado, em cima do ombro, quase sem poder respirar...

Acordar pela manhã sem dores nas costas é uma recordação cada vez mais longínqua.

Espero que lhes passe a "bolha" depressa... Mas há um passarinho ali à janela a rir-se para mim...

quinta-feira, outubro 15, 2009

Hoje... todos juntos



Uma iniciativa interessante e urgente nos dias que correm.
Eu assumo: cá em casa sou eu "o melga" de apagar as luzes, fechar torneiras, etc. Sei que sou chato mas, honestamente, não é só por mim. Assusta-me pensar em que planeta vão os meus filhos crescer...

segunda-feira, outubro 05, 2009

Tempos modernos

Eu sou uma pessoa que teve o seu primeiro computador pessoal bastante tarde. Talvez por isso sou um bocado (muito) "analfabruto" em questões informáticas. Sou, não raras vezes, objecto de risotas pelos meus muitos desconhecimentos informáticos.
Há uns tempos, a propósito de umas formações que andei a dar juntamente com mais uns amigos de uma equipa em que estamos envolvidos deparei-me com isto.
De início achei incrível e pouco convincente a informação que está aos 2:28 do filme... mas no entanto lembrei-me do que se passa cá em casa... Tal como hoje, há 5 minutos atrás sucedia isto:
Sinais dos tempos sem dúvida... O que me vai custar mais é daqui a meia dúzia de meses (?) tê-los a rirem-se à grande da minha ignorância informática!!!!

sexta-feira, outubro 02, 2009

Elementar, meu caro Wats... er... Pai!

Todos os dias gosto de perguntar aos pequenos como correu a pré. Da parte da filhota o diálogo mais normal é o seguinte:
- Como correu o dia?
- Muito bem papá?
- E que fizeste?
- Nada!

Fico podre... Mas já me vou habituando...
Entretanto tento começar um caminho que não me leve ao mesmo fim com o mais pequeno:
- Então Pedro que foi hoje o comer?
- 'Tatinhas, xôs e cá-ne.
- E a sopa?
- A xopa... foi pá boca, papá!

E pronto! Há alturas em que acho que a minha veia masoquista é maior, mas muito maior do que eu possa imaginar...