quarta-feira, fevereiro 15, 2006

O primeiro acto de humanidade


Aqui está um post com um título da responsabilidade da minha mulher.
No entanto vendo a coisa à distância que o tempo já permite não deixa de ser giro pensar assim....
Falo do dia em que a Mariana conseguiu pela primeira vez e de forma totalmente autónoma agarrar um objecto. Foi uma experiência absolutamente única e tive o previlégio de ocorrer ao meu colo.
Aconteceu num domingo à noite após uma visita familiar à serra do Caramulo. Depois de termos regressado a casa e enquanto nos instalávamos na sala, coloquei a cachopa ao meu colo no sofá e pus uma estrela de peluche ao pé das pernitas dela. Qual não foi o nosso espanto quando nos apercebemos de uma respiração profunda e ruidosa, típica de um acto de grande concentração. A pequena olhava muito atenta para a estrela. E vagarosamente mas de forma decidida estendeu a mãozita e, sempre com o som da respiração bem marcado, agarrou a estrela e levou-a à boca.
Uma onda de emoção percorreu-nos e foi então que a minha mulher disse: " Foi o seu primeiro acto de humanidade!".
Explicou-me depois que até aí ela chorava, sorria e olhava. Aquele agarrar do objecto representava um exercício de vontade, uma demonstração de raciocínio e não apenas de reflexos essenciais à sobrevivência ( disse-me mais tarde que todos os filhotes são capazes de sorrir à mãe para obterem comida).