sábado, março 04, 2006

A carochinha... (AKA: a tortura)


Há uns tempos atrás tive uma recordação dos meus tempos de infância: a canção da TV que nos mandava dormir, com o João Pestana, o Manel Esfrega e o Xico Escuro. Após umas pesquisas na net e pedidos de ajuda infrutíferos eis que descubro no DVD "As músicas da carochinha" uma faixa com o nome João Pestana. Um contacto com um amigo que tinha o dvd e zás......... foi o dvd lá para casa. Frustação das frustações: a música não é a mesma (suspiro).
Quem achou graça à coisa foi a pequena. E nós de início também. Sempre eram 30 minutos em que se podia fazer algo: desde arrumar a casa até ver mails ou adiantar trabalhos dos cursos do complemento de formação em que eu e a mãe estamos metidos.
O problema é que rapidamente aquilo deixou de ter graça. Ah pois deixou! Quem é que pode achar engraçado ouvir músicas como "O Jardim da Celeste" 3 vezes seguidas? Acompanhada de todas as outras presentes no DVD? 3 vezes seguidas?
E a coisa foi ficando dramática: deixámos de poder ver o que quer que fosse na TV. Séries como o "Friends" passaram subitamente a ser muito menos populares que "O balão do João".....
Ao acordar houve conversas do tipo:
-Bom dia filha(...) Queres leitinho?
-Pá xá vê Tóxi (para a sala ver carochinha)
Eu acho que a miúda até sonhava com aquilo....
Mas não acabou por aqui. Passados poucos dias eis que um novo nível é atingido: já não basta ela ver. Agora quer companhia, ou seja vai-nos buscar pela mão onde quer que a gente esteja e pouco importa se se está a fazer um jantar para uns amigos que lá vão a casa ou a trabalhar no projecto de investigação.....
Mas não parou por aqui, nada disso. Eis que um belo dia a cachopa decide começar a anunciar a música que vem a seguir. Verídico! Está uma música a acabar e ela anuncia a seguinte recorrendo ao seu (cada vez mais extenso) dialecto local. A princípio pensei que fosse um acaso. Mas quando me sentei ao lado dela e vi o DVD e ela não falhou um anúncio do princípio ao fim convenci-me: já chega.
Agora a coisa vai com algumas regras: quando ela pede o dvd dizemos-lhe logo que é só uma vez e depois não há mais. Ela acena logo que sim e no final......... lá tenta convencer-nos com aquele olharzinho que eu e a minha mulher definimos como o de Hush Puppie. O que é certo é que a maior parte das vezes já conseguimos que não haja duas sequências seguidas de carochinha.
A duvida que se impõe: será de ficar com cópias dos dvd´s? (ai que isto não se pode dizer).......hã....quer dizer...humm..... comprar os dvd´s?
É que apesar de tudo a fala dela até melhorou com aquilo. A questão é: até que ponto podemos nós pais abdicar de alguns luxos (sim, ver uma série de tv para nós hoje em dia é um luxo), para ter outros (sossego, 10 minutos de net....)?