terça-feira, abril 25, 2006

Recapitulações

A miúda gosta de as fazer, as recapitulações.
O único senão é que o timing em que decide levar essa tarefa avante raramente é o melhor.
É que normalmente coincide sempre com a hora em que a vamos pôr a dormir.
Há uns meses atrás a recapitulação incidia sobre os nomes das partes do corpo (da cabeça) que lhe andávamos a ensinar. E era uma tarefa dolorosa. Imaginem: durante o dia à medida que lhe íamos dizendo os nomes das orelhas, boca ou olhos ela apontava nela ou nos pais. Depois o problema era quando a deitávamos e ela começava a dizer " a bô" ou "a oê" ou "uzó" (boca, orelha ou olhos) ao mesmo tempo que enterrava aquele dedito afiado como um bisturi nos nossos respectivos orgãos. A vontade era de mandar um verdadeiro urro de dor, só que, como era tempo de ela dormir, lá tínhamos que nos conter e tentar mexer o menos possível, para ver se ela não despertava ainda mais. Mas que era difícil lá isso era.
Agora tem a mania de recapitular o que fez no dia. Esta semana, depois de a termos levado à Feira de Março em Aveiro onde andou num carrocel para pequenitos, chegou à hora de dormir e começou: " A Ma-i-ã andou no pati(nho) e no bá(r)co. O Nuno é (a)migo!"
Como é que se pode reagir a isto senão com uma sonora gargalhada? O problema é que...... está visto, começou também a rir-se e a fazer palhaçadas e dormir...........ficou para (muito) mais tarde.