terça-feira, maio 09, 2006

Ausências

A propósito de uma ausência de alguns dias que se apresta a chegar por questões de saúde, vem-me à memória o período de tempo que estive mais afastado da Mariana: aconteceu aquando da realização do Eurojam, de 30 de Julho a 10 de Agosto de 2005, em Inglaterra.
A participação nessa actividade escutista tinha sido definida antes ainda do nascimento da pequenita. Havia prazos de pré-inscrição que permitiam uma participação mais barata e tinha que se aproveitar. Assim foi.
Eu confesso que talvez não tenha avaliado bem a coisa, mas também era difícil: nunca tinha passado pela exeriência de ser pai e não imaginava o quanto me iria custar estar longe dela.
Havia também outra coisa que me inquietava: ela tinha pouco mais de uma ano, estava já numa fase em que interagia imenso connosco, e eu receei profundamente que com tantos dias de afastamento ela se esquecesse de mim ou que quando eu regressasse reagisse com medo.
Claro que a tudo isso a Gina reagia com tentativas de me acalmar e assegurou-me que todos os dias lhe falaria de mim.
O dia chegou e depois de carregado o autocarro lá me despedi delas com um nó na garganta. Entrei e sentei-me junto à janela para as ver. E nessa altura ela ao colo da mãe acenava com a mãozita a dizer adeus, enquanto olhava para os vidros, sem me conseguir vislumbrar. Confesso que foi difícil segurar as lágrimas.
Em Inglaterra o tempo foi-se passando bem, tal era a quantidade de coisas que havia para fazer, mas todos os dias telefonava a saber como estavam as coisas. A Gina sempre me foi tranquilizando, dizendo que lhe falava de mim e que ela dava muitos beijinhos numa foto minha.
O regresso foi uma viagem que nunca mais acabava e que proporcionou voltar a estar juntinho às minhas duas mulheres e me deu a enorme alegria dela me receber com um sorriso e dizer "Pápá". Foi difícil, mas passou-se.
Não garanto era que fosse capaz de voltar a fazer o mesmo (pelo menos com ela tão pequenina).