sexta-feira, maio 19, 2006

Educadora....pois!

Uma das coisas mais inesperadas, e por vezes inquietantes, de que me vou apercebendo nesta árdua tarefa diária de ser pai é a seguinte: os filhos são bestiais educadores. É verdade!
Eu sei que, supostamente, isto deve funcionar ao contrário: os pais é que devem educar as crias. É assim em todo o reino animal. Mas de facto o bicho homem tem as sus vicissitudes...
Ontem pelas 19.30h a Mariana iniciou um pungente pedido para ir tomar banho. Ok, lá fui eu começar a pôr a água a correr na banheira. Entretanto fui à cozinha falar com a Gina, acabadinha de chegar de mais um dia de aulas em Aveiro. Epá........ sei lá, achei que era só normal ir falar com ela, perguntar-lhe como lhe correu o dia, especialmente agora que está em altura de entrega de trabalhos, enfim algo que um bom marido deve fazer.
Pois.... só que foram 2 minutos em que um pequeno ser não esteve parado. Quando cheguei à casa de banho deparei-me com a bela imagem que se pode ver em baixo.
Todos os sapatos que estavam em repouso no hall (fora da sapateira, portanto) foram parar dentro da banheira. Com a água sempre a correr em bica...
A dificuldade seguinte foi como explicar à cachopa que aquilo era feio sem nos desmancharmos a rir. Acho que ela teve uma enorme sorte: o pai está em casa de atestado e a mãe (apesar das aulas) está a gozar férias laborais. Se assim não fosse era capaz de ter sido uma pequena tragédia!
No entanto disto há uma lição a tirar: foi uma maneira definitiva (acho eu) de nos fazer deixar de ter sapatos em exposição no hall. No limite também serviu para nos fazer pensar numa próxima compra para a casa: uma sapateira maior.
Daí que, apesar da minha relativa surpresa, não duvido: ela também (já) nos educa.
(Meu Deus, ela só tem 22 meses. Daqui para a frente isto só piora......)