sexta-feira, junho 09, 2006

Birras

Enorme a dificuldade que eu tenho em lidar com elas.
E por estes dias a pequena tem tido algumas. Por coisas sem importância, eu sei (tipo vir embora de parques com escorregas e baloiços, mudar fraldas, etc), mas tenho dificuldade em lidar com a coisa.
E à conta dessas birras lá saiu a primeira palmada a sério nas mãos.
Eu sei que se calhar não é uma boa atitude da minha parte, mas quando as coisas passam de um certo limite, não me contenho. E é essa a minha maneira de ser em muitas coisas: até vou aguentando ou deixando passar, mas se a situação se mantém..... aguento até um limite. Depois expludo. Foi o que aconteceu e pimba..... comeu a primeira palmada a sério.
O que me deixou um problema de consciência. Não, não é nada disso. Não sou daqueles que acham que "coitadinhos dos meninos que não podem levar um tabefe porque vão ficar traumatizados". Nada disso, porque eu também levei alguns (poucos é verdade, mas os suficientes) e também cá ando.
O meu problema de consciência adveio unicamente da inquietação que tive por pensar que podia ter lidado melhor com a situação. E de facto é verdade, podia. Podia, mas não consegui. Sou humano, erro.
A outra coisa que me "deixou mal" foi o facto de ter amuado. É verdade! Amuei por ela me ter chateado tanto, que horas mais tarde nem fui capaz de me aperceber que ela estava acordada mas ainda queria dormir mais um pouco. O que me fez ficar ainda pior....
No meio disto tudo valeu (mais uma) conversa óptima com a Gina e também um "respirar fundo" com uma (renovada) consciencialização da idade da cachopa.
O problema é que ela é uma vivaça do caneco, já deu mostras de ser bem inteligente e temos que ter alguma rédea curta com ela, pois os testes e desafios são diários.
E é nesta luta diária que temos que impor claramente algumas regras de conduta e mantermo-nos fiéis a ela, porque a pequena está a ver até onde é que pode ir.
Espero que ela compreenda que os pais a amam muito, mas que não suportam faltas de respeito a ninguém (trombas, beiçolas ou rispidez nas respostas não lhe irão trazer vantagem nenhuma).