sexta-feira, junho 09, 2006

Publicidade

Mais uma dela, esta ainda das férias em Albufeira, e que serviu para nos alertar, mais uma vez, para as capacidades da miúda e, também, para comprovar a influência da tv hoje em dia.
Passou-se o seguinte: estávamos nós a iniciar o jantar e a Gina decidiu experimentar o novo Sumol Z de kiwi. Quando a bebida chegou à mesa dissemos os dois ao mesmo tempo "Queeeem?", em alusão à publicidade da tv. A Mariana estava ao meu colo e começou a dizer algo que eu não consegui perceber. Perguntei-lhe duas ou três vezes o que ela queria e não consegui entender. Até que ela, ao mesmo tempo que dizia a mesma expressão, esticava o braço e apontava o dedito. E então fez-se luz: ela dizia "pôzito ó contá", ou seja "Pôs isto ao contrário"! Ela estava a completar a publicidade que eu e a Gina tínhamos começado. E fazia o gesto de apontar para a coisa e acompanhava com um tom de voz que indicava o mesmo sentimento do actor (brusco, aborrecido), ou seja foi capaz de fazer perfeitamente a associação entre o que dissemos e aquilo que ela recordava, imitando o reclame quase na perfeição.
De facto a atenção que eles dão às coisas e a forma como são capazes de absorver quase completamente determinadas mensagens, devem ser objecto de atenção e reflecção da parte de quem, como nós pais, tem responsabilidades enormes na condução do processo educacional de um ser humano.