sexta-feira, dezembro 15, 2006

Genética

Coisa tramada, a genética!
Tão depressa nos deixa no sétimo céu como, de repente, nos deixa num beco escuro como breu.
Desde muito cedo (quase instantaneamente após o nascimento das crianças) que a genética entra em campo.
Qual foi o pai ou mãe que nunca ouviu a sacramental pergunta: "Com quem é que é parecido(a)?". Ou melhor ainda: "É mesmo a carinha do pai/ mãe...".
E nem adianta discutir, porque se discordamos vem logo a sentença: "Não tens jeitinho nenhum para ver isto."
Mas após ultrapassar esta prova (que por vezes requer uma calma verdadeiramente olímpica), acho que não existe nenhum pai ou mãe que, a determinada altura do desenvolvimento dos petizes, não se deleite e esboce um sorriso quando reconhecemos "determinados traços" em atitudes deles.
Porque eles vão apanhando tudo. O problema é que às vezes apanham as partes que menos interessam...
Há dias apanhei a pequena no banho a falar para a bonecada: "Tás de ca(s)tigo! Ficas aqui e não há filme pa(ra) ninguém!"
E eu comecei a ficar com um sorriso amarelo...
Anteontem apanhei-a aqui no sofá: "Não sais daqui. Po(r)taste-te muito mal. Não sais daqui."
Eu ainda me fui rindo.
Só que a pequena andava em treinos!
Ontem, (já devia estar de peito feito, pois os bonecos obedeciam) virou-se para mim e disse-me:
- Tás a fazer muito ba(r)ulho! Ouvi(s)te? Olha que eu fico chateada"
E de dedo em riste e tudo! (Nem imagino onde é que ela foi buscar aquilo...)

Fiquei zonzo, tal foi a potência do directo nos queixos!
Bolas, estou a criar uma déspota, uma pequena ditadora!
E fina, ainda por cima.
É que como aqueles rufiazitos da escola que apalpam primeiro o terreno para ganhar confiança com aqueles que não lhe podem fazer frente.
Ai que a minha velhice não vai ser nada doce...

7 Comments:

Blogger PCarvalho said...

Quem ventos semeia... :)

15/12/06 13:37  
Anonymous Anónimo said...

:)

16/12/06 11:01  
Anonymous Anónimo said...

A Mariana é mesmo um máximo...

:)

Bom fim de semana...

16/12/06 13:38  
Blogger Cláudia said...

Junta-te ao clube... Por enquanto quem vai ouvindo é o gato, a mim e ao pai já diz «mau» quando não lhe fazemos o que quer...
Gostei do teu blog. Já cá tinha vindo e tinha postado mas os blogs beta andam doidos e recusou-me os comentários... Talvez seja desta...
SE quiseres conhecer o meu Tiago, visita-nos também.

16/12/06 20:34  
Blogger Márcia said...

A Mariana vai dar que fazer..
Os papás que se cuidem! :P
Bjinhos

18/12/06 11:48  
Blogger Unknown said...

Pois é, não se avizinha uma velhice muito tranquila não!O meu apanhou a mania de que quando lhe chamo a atenção dizer "ai,ai!" tal como eu lhe digo quando faz asneiras.É tramado... mas engraçado!

18/12/06 17:59  
Blogger Kitty said...

:)
Grande Mariana!
Boa semana
Beijinho

19/12/06 15:28  

Enviar um comentário

<< Home