quarta-feira, janeiro 24, 2007

Adulto só complica!

Hoje aqui em casa ocorreu mais uma lição daquelas giras.
E digo gira porque, ao contrário do que é suposto, foi a pequena que me ensinou a mim e não o contrário.
Nós adultos temos uma tendência fabulosa para "ligar os complicadores".
Parece que nos está no sangue e até desconfio que deve ser marca indelével da condição de ser humano adulto.
Vem isto a propósito de esta manhã ter estado (mais uma vez) a fazer sala com a pequena enquanto ela via o Dumbo.
À medida que se aproximava o momento crítico comecei a ficar inquieto. Mas pensei que talvez hoje ela relevasse. Pois sim... lá veio a pergunta sacramental.
Contextualizando: o Dumbo descobre que consegue voar depois de apanhar um pifo monumental na companhia do seu amigo rato. A piela é de tal forma valente que eles acabam em cima de uma árvore o que, estou certo, é coisa para causar inveja a muito estudante em semana de Queima das Fitas...
Depois com a ajuda do rato e de um bando de corvos ele lá acaba por voar.
O problema está na forma como ele se enfrasca: o elefantinho emborracha-se porque bebe água de uma tina onde tinha caído uma garrafa de espumante.
Ora aqui é que está o busílis da questão, pois sempre que chegava a parte da água a pequena perguntava-me o que é que a água tinha.
E eu começava a patinar, hesitava, não lhe podia dizer que a água lhe fazia mal ou não prestava, porque com a incorporação de personagens animadas que ela faz, esse era um caminho que eu não queria seguir (corria o risco de ela se recusar a beber água alegando que era o Dumbo).
Hoje quando eu estava outra vez à rasca ela diz-me:
- A água tá suja não é, papá?
E eu fiquei ali, boquiaberto com a simplicidade da explicação que servia perfeitamente às duas partes.
E dou por mim a pensar onde é que foi exactamente que perdi esta capacidade de ver as coisas de uma forma tão simples e inocente.
No entanto não posso deixar de referir a grande alegria que sinto por poder voltar a ver as coisas desta forma, ainda que com a ajuda de um pequeno ser de dois anos e meio.

5 Comments:

Blogger Rita said...

pois é!!!

realmente q explicação tão simples...

25/1/07 11:27  
Blogger S.A. said...

Desde que o reconheçamos, já é meio caminho andado (para a descomplicação)!

;p

25/1/07 12:25  
Anonymous Anónimo said...

eh eh eh há quem diga que os adultos é que complicam a vida.
lol

As crianças precisam de explicações simples e curtas, nada de muito "embaralhado"!
ah ah mas ficaste mesmo espantado!!

eu confesso que já não sei ver desenhos animados.:(


jinhos

25/1/07 12:27  
Blogger AlfaBeta said...

As crianças sõa puras e inocentes , mas não as podemos substimar, porque são inteligentes e tb aprendemos muito com elas.

25/1/07 13:11  
Blogger Cláudia said...

Pior era se ela te pedisse espumante para poder voar...lol

25/1/07 14:40  

Enviar um comentário

<< Home