sexta-feira, março 30, 2007

Post de gajo

Uma das coisas que aprecio bastante é futebol. Sou adepto do Futebol Clube do Porto. E ferrenho! Embora, pelo que me vou apercebendo, ferrenho de uma maneira estranha: não discuto com ninguém, não provoco, não gozo. Celebro as vitórias com alegria ordeira e sofro com as derrotas de forma intensa, angustiante, mas sem incomodar ninguém. Não saio de casa para ir ver jogos pela tv, mas defendo intransigentemente o meu clube.
Claro que, com esta maneira de ser, gostava muito que os meus filhotes fossem portistas. Quando me imaginava pai uma das coisas que pensava era em levar os pequenos pela mão e às cavalitas ver um jogo às Antas, agora ao Dragão. Dos momentos mais agradáveis que me recordo da minha infância é de ir tirar uma foto com o meu pai a levar-me pela mão e eu equipado à Porto. Meu Deus, eu devia ter uns 3 ou 4 anos e continuo a lembrar-me bem disso, da alegria que ia dentro de mim. Ainda hoje um dos motivos para boas conversas com o meu pai tem a ver com jogos do Porto.
Só que, infelizmente, parece-me que eu vivo na capital de um país que se chama "Sou-de-qualquer-clube-menos-do-Porto". De modo que acho que esta pode muito bem vir a ser uma batalha perdida.
É que eu sou absolutamente incapaz de dizer a um miúdo o que ouço muitos dizerem: "Olha lá tu és do x clube, que esse é que é bom, não és? O clube y não presta". Sou incapaz, nunca o fiz e não penso fazê-lo, mas há muita gente que o faz, inclusivamente à minha frente e eu fico ali um bocado embasbacado com tamanha "falta de chá".
É que eu não o faço precisamente por me recordar da alegria partilhada que vivi com o meu pai durante a minha infância e imagino a tristeza que seria para ele que eu fosse de outro clube. Não consigo imaginar estar em casa e andar a "dar baile" ao meu pai por causa de uma derrota ou vitória, por sermos de clubes diferentes. De maneira que se um miúdo me diz que é de um clube x ou y diferente do meu ( muitas vezes com o pai por trás a rir-se para me picar) eu digo-lhe: "Fazes muito bem. Esse clube é bom."

Tenho muita gente que me diz: "Tu és doido, não ligues a isso". A essas pessoas eu respondo com um sorriso amarelo... porque são essas mesmas pessoas que:
1- vivem em locais onde nem se coloca a hipótese dos filhos serem de outras cores;
2- compram equipamentos do clube aos filhos mal eles nascem ( e eu não o fiz);
Depois vêm dizer-me para não ligar a isso...
Uma coisa é certa: vou fazer o possível para que sejam portistas. Se não forem... tenho pena, mas continuarei a amá-los da mesma forma!

4 Comments:

Blogger Joana Carneiro said...

Papa babado... antes de mais PARABENS! Tiveste o bom senso de escolher o melhor clube do mundo!! (acho q ja calculas de que cor é o meu coraçao, azul e branco!)

Sou portista ferrenha, socia de cativo desde muito novita. O bixinho do futebol nasceu muito pequenita, com uns 3, 4 anitos. O meu pai, portista doente, levava-me a tds os jogos no saudoso estadio das antas. O meu irmao era muito irrequieto, n ligava mt a futebol, e a minha mae n conseguia faezr nd com os 2 em casa. Como eu era socegadita, la ia pelo dedo do papa, cabecinha amarela com bone azul. Aos 5 anos sabia toda a equipa do FCP, regras e nomes a chamar aos arbitos. destas coisas o meu pai n conseguia proteger-me, ja q era um chorrilho no estadio. Mas so me deixava «ouvir» aquelas coisas ali no estadio, dps dizia q tinha q esquecer td!!

O engraçado é q a minha mae e o meu avo, nasacido nas antas é vermelho, traidor á patria :P e a minha mae tb é benfiquista... estas a imaginar como sera sabado ca em casa ehehehe uma festa!

Apesar de rivais, vivemos estes jogos em festa, guerrilha (a minha mae ja avisou q n faz jantar se o FCP ganhar), mas smp em harmonia e respeito.

Levares os pequenotes a serem pelo melhor club do mundo, n é influencia-los, é educa-los :P se eles n seguirem os teus sabios concelhos, podes smp dizer q se deve ao geneX ;)
Ah... a minha afilhadinha, com 1 anito ja palreava o hino doporto e das 1 coisas q disse foi «foça poco ole», talvez com a ajuda do irmao eheheh

Sabes q ha uns caxecois de bebe lindos lindos? se quiseres mando-te 2!!!

30/3/07 13:33  
Blogger Joana Carneiro said...

respondendo a tua pergunta no meu cantinho: na loja azul e branca n sei se ha, e se houver sao mais caros, o q comprei p a Matilde foi numa daquelas barracas de rua, q vebdem bandeiras, camisolas... Este semana, com o derby, deves encontrar ai. Senao, eu tenho todo o gosto em mandar 2!!

30/3/07 18:32  
Blogger Joana Carneiro said...

tens q me dar o devido desconto... sou loira e vivo numa casca d'ovo. As vezes troco um pc as coisas, e n é so da deslexia :P

Pensava ms q eram de lx!! Se es do nuerte, carago, procura nas barraquinhas qd ha jogos de futebol. È smp mais barato q na loja azul! Ate tem uma molinha p prender o caxecol e td!!

30/3/07 19:26  
Blogger SCAS said...

E biba o Puorto! Eu cá sou ferrenha FCP, de pai e mano benfiquista (mãe aclubística). Defendo o meu Porto com unhas e dentes, choro as derrotas e vibro as vitórias, vi UM jogo em toda a vida: SCP-FCP no ano passado (e ganhámos!). O maridão é do FCP (se não fosse, talvez não tivesse chegado a marido!!) E gosto de picar, gozar e amarfanhar os lampiões... acho que é a única área da vida em que sou mesmo MÁ.

11/4/07 21:43  

Enviar um comentário

<< Home