sábado, setembro 23, 2006

E vantagens?

Já o afirmei aqui: sou filho único e gosto. Nada a fazer quanto a isso.
Só que nos últimos dias fui acometido de uma grande inquietação.
É que, apesar desta afirmação convicta, tenho dois filhos.
Daí que me imagino daqui a uns anos a dizer a um deles:
"Olha que x é melhor que y!"
E arrisco-me a levar como resposta:
"Ah e tal, também dizias isso de se ter só um filho e afinal encomendaste cá para casa mais uma peça. Como é que queres que me fie em ti?"
E se há coisa que eu quero nesta vida é que os meus filhos se fiem em mim. De verdade! Acredito que deve haver uma ou duas coisitas que lhes posso ensinar que dêem jeito no futuro.
Para não ser apanhado "em contramão na auto-estrada" lembrei-me de começar a coleccionar as vantagens que existem em ter mais que um filho.
E ontem tive oportunidade de recolher a primeira vantagem: ter mais que um filho protege-nos dos "impingidores de ofertas".
Eu explico: é comum nas entradas das grandes superfícies haver um pequenino balcão amovível onde nos tentam impingir cartões de crédito.
Os "impingidores" são fantásticos porque, apesar de dizermos "Não quero" 5 vezes nos primeiros 10 segundos de contacto eles não desistem.
Desconfio que eles devem ser programados com um chip que encripta o nosso "não" e o substitui pelo pronome pessoal "eu", de maneira que eles ouvem repetidamente "Eu quero".
Ontem quando entrava num desses espaços vi uma dessas personagens a espreitar-me por uma fresta do dito balcão e a já a salivar em antecipação.
Contudo, e quando eu já pensava "Estou desgraçado", eis que a predadora perde o interesse em mim e tenta manter o ar de quem não perde a pose.
E então tive uma epifania: foi quando viu a ninhada.
Acho que ela ainda duvidou quando me viu com um carrinho de bebé, mas ao surgir a imagem em todo o seu esplendor, após passar o balcão, viu que a menos de um metro de mim seguia mais um carrinho. Foi demais, desistiu.
Sou portanto forçado a ponderar várias hipóteses:
1- As crias criam em seu redor um campo de forças electro-magnéticas extremamente poderoso, que pode num ápice desferir um golpe extremamente doloroso nestas criaturas;
2- As fraldas exalam um cheiro tremendo. Cheiro a: choro, noites mal dormidas e....trabalho;
3- As caretas que eu aprendi a fazer com os meus piolhos, e que fingem um sofrimento atroz e ininterrupto são extrordinariamente bem feitas.
Há no entanto uma espécie de "impingidores" imunes a isto: os das casas de recuperação de ex-toxicodependentes.
Aqui há dias andava eu a passear com a pequena no triciclo mais o pequeno no marsupial e nem assim aquela ave rara se condoeu. Tive que inchar umas moedas.
Enfim, "não há almoços grátis"...